O Terceiro Setor vem exercendo um papel cada vez mais relevante em nosso país, notadamente no que diz respeito às desigualdades sociais. Surge como uma possibilidade para contribuir com o desenvolvimento de uma economia moderna no século XXI. Desenvolvendo um sistema viável que permite que as necessidades humanas fundamentais sejam amparadas e atendidas de forma integral, com equilíbrio na utilização dos recursos naturais e com melhorias na utilização dos recursos públicos, a assessoria do Apoio Brasil tem o objetivo de estruturar, incentivar e promover essas mudanças, com ações de impacto social, apoiando o desenvolvimento das pessoas, grupos e organizações, contribuindo com o desenvolvimento de uma economia moderna à equidade social.

Oferece um plano de trabalho dividido em quatro etapas:

  • Etapa I – Análise da documentação: A primeira etapa dos trabalhos consiste em realizar análise dos documentos e das atividades desenvolvidas pelas instituições do Terceiro Setor, tais como: análise do estatuto em vigor, análise da atividade fim em execução, análise da atividade meio e forma de atuação junto ao conselho municipal.
  • Etapa II – Eventos: Após a adequação dos documentos da instituição inicia-se um programa de eventos organizando seminários, encontros e treinamentos, que tem como objetivos: capacitar e atualizar a forma de gestão da  instituição, estruturar as atividades meio, estabelecer estratégia de atuação, formar parceria empresarial, formar uma rede institucional, formar núcleo local para análise, avaliação e certificação.
  • Etapa III – Encontros e participação das academias: A composição com as academias (faculdades, centros universitários e universidades) para formação de núcleo de estudos, pesquisas e estágios, com o objetivo de assessorar as instituições no decorrer do período.
  • Etapa IV – Responsabilidade Social e Ambiental: Divulgação, orientação e uso das normas e legislações sociais e ambientais a favor da comunidade local, bem como a formação de parcerias com as empresas da região para evitar a evasão de recursos. Assegurar a certificação das empresas em relação às normas sociais e ambientais de forma legal, divulgando a imagem social da instituição, bem como criando oportunidades de receitas complementares em forma de patrocínios e inscrições aos eventos.