Home

Instituto de Fomento e Apoio ao Terceiro Setor – Apoio Brasil

O Instituto de Fomento e Apoio ao Terceiro Setor – Apoio Brasil – tem como missão a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável dos municípios e regiões através das instituições do terceiro setor.

O Apoio Brasil teve origem na análise do quadro comparativo da participação econômica do terceiro setor no Brasil com outros países, além da constatação de vários problemas enfrentados pelas instituições existentes, principalmente nos aspectos legais e de estruturação administrativa.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em uma pesquisa feita em 2008, houve um alto aumento no número de ONGs criadas no país. Estima-se que hoje existam cerca de 400 mil entidades, sendo que destas 95% apresentam irregularidades. Para se ter uma idéia, dessas instituições 72,2% não possuem sequer um empregado formalizado, apoiando-se em trabalho voluntário e prestação de serviços autônomos.

Segundo pesquisadores da John Hopkins University, dos Estados Unidos, o Terceiro Setor é a oitava força econômica mundial, movimentando 1,1trilhão de dólares por ano, gerando aproximadamente 10,4 milhões de empregos. O economista Lester Salamon, da mesma universidade, coordenou uma pesquisa em 22 países, incluindo o Brasil, que concluiu que o segmento gira 1,1 trilhão de dólares, empregando 19 milhões de pessoas, excluindo-se os voluntários.

Terceiro setor segue em crescente desenvolvimento no Brasil – Área de atuação e abrangência

 

Picture

Além de todo este quadro, não há um aproveitamento das empresas no uso dos incentivos e renúncias fiscais disponibilizados pelas legislações.

As empresas tem realizado atividades sociais, mas não tem se utilizado das ferramentas disponibilizadas para tal finalidade.

Em vista deste cenário foi criado o APOIO BRASIL para realizar  a articulação e integração  das empresas e do setor público com o Terceiro Setor.

Fonte: John Hopkis University, Instituto Fonte, Fundação Itaú Social e IBGE.